top of page

FISIOTERAPIA - Prevenção de Lesões na Corrida

Atualizado: 13 de dez. de 2022

por NBFisio, segunda-feira, 28 de junho de 2021 11:40


FISIOTERAPIA - Prevenção de Lesões na Corrida


Nos últimos anos tem existido um aumento exponencial do número de praticantes de corrida, associado a uma melhoria dos estilo de vida e uma maior consciencialização dos benefícios associados à prática de actividade física. Desta forma, é importante falar sobre as lesões que podem advir da prática da corrida, as quais são cada vez mais frequentes.


Neste sentido a Fisioterapia assume um papel preponderante em primeira linha na prevenção dessas mesmas lesões.


Segundo dados recentes haverá meio milhão de portugueses a praticar regularmente corrida, duas a seis vezes por semana, sendo que 82% destes praticantes sofrerão algum tipo de lesão.


De forma a minimizar o risco de lesão associada à prática de actividade física, a Direção Geral de Saúde sugere que o Fisioterapeuta é essencial no sentido de dar orientações ao paciente de acordo com as necessidades individuais de cada um, recomendando a melhor escolha no que toca à modalidade, bem como a indicação de exercícios adequados à situação clínica de cada paciente.


A prevenção assume particular relevo por parte do Fisioterapeuta a vários níveis:


- Prevenção Primordial – incentivar a prática regular de exercício físico através da corrida;


- Prevenção Primária – evitar a incidência de lesões através do controlo dos fatores de risco (calçado, alongamento, fortalecimento, técnica corrida...);


- Prevenção Secundária – detectar precocemente o início de uma lesão, por vezes ainda, quando é assintomática (rastreios);


- Prevenção Terciária – atuar no tratamento da lesão e recuperação funcional;


- Prevenção Quaternária - detectar indivíduos em risco de excesso de tratamento, sem melhoria funcional.


Desta forma, a Avaliação por parte do Fisioterapeuta assume um importante papel, com o objectivo de actuar o mais precoce e adequadamente possível, bem como, identificar os factores de risco intrínsecos e extrínsecos que podem estar associados ao risco de lesão.


Faça a sua Avaliação com um Fisioterapeuta especializado na Área Desportiva e previna-se!

Comments


bottom of page