Realizar exercício físico durante a gravidez é uma prática recomendada pela maioria dos obstetras. 

Os benefícios são variados, sendo alguns deles: 

- ajudar no fluxo sanguíneo cerebral

- controle da ansiedade

- diminuir as dores nas costas

- ajudar no controle da pressão arterial. 

A questão é saber quais actividades que se pode ou não fazer.

As actividades podem ser variadas, como a natação, os exercícios aeróbios, o ioga e o pilates. Antes de começar a fazer qualquer uma destas actividades, deve consultar sempre um profissional especializado ou o seu médico, para saber com que frequência e intensidade poderá realizar qualquer tipo de exercícios. 

Normalmente as actividades mais recomendadas são hidroginástica, o pilates e caminhada. A primeira tem a ajuda da água, que reduz o peso corporal e facilita na execução do exercícios. O pilates ajuda a manter uma boa postura e a fortalecer todo a pavimento pélvica que se vai alterando durante todo o período de gestação. Já as actividades aeróbias, como caminhada e bicicleta, trabalham o sistema cardiovascular. Por sua vez o ioga também é uma actividade física importante para quem está em período de gestação. Ao fazer os exercícios, você aprenderá a relaxar e a controlar a respiração. Com esse maior autocontrolo, o parto pode se tornar um pouco menos doloroso. O ioga pode também ajudar a diminuir as dores nas costas, já que os exercícios podem aliviar a pressão sobre a medula espinhal.